sábado, 1 de fevereiro de 2014

Resenha: Vaclav e Lena

Oi gente!

Eu sei que eu disse que eu ia postar um vídeo hoje, eu tenho que parar de dizer coisas. Ainda pretendo gravá-lo e postá-lo, mas não é certeza.

Como hoje acabei de ler um livro, decidi fazer resenha, espero que vocês gostem =)


Autor(a): Haley Tanner
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Velocidade de leitura: Rápida
Nota: 5/5
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.


Começa doce, singelo e inocente. Vaclav e Lena vivem situações complicadas mas sempre se mantendo sonhadores e puros. Isso fez com que eu os amasse rapidamente. Depois de uma forte reviravolta eles crescem drasticamente aos olhos do leitor, mas mantém ainda sua essência infantil e linda. É tão bom ver como os pensamentos deles ao mesmo tempo amadurecem e permanecem os mesmos.

A história passa veloz. E a leitura também.

Eu me envolvi com a paixão dos jovens russos, e me identifiquei com ambos. Nunca antes me identifiquei tanto! Não temos nada em comum. E apesar disso, nunca me senti tão parecida com alguém. Senti uma conexão psicológica com Vaclav e Lena. Eles acreditam piamente em sonhos pouco prováveis e provavelmente impossíveis. Faço isso também. Sou humana.

Teve uma parte em que os personagens foram muito precipitados, mas nem por isso eu acabei julgando-os infantis, em uma situação em que eu normalmente faria. Eu simplesmente entendi o que eles sentiram ao fazer aquilo. Porque foi tão real pra eles quanto pra mim. Muitos escritores já tentaram e falharam nisso comigo antes. Haley Tanner foi a primeira a criar um personagem que me conquistou por inteiro, cujas justificativas de suas ações não tivessem lacunas ou gerassem dúvidas. Talvez não seja assim com todo leitor. Talvez seja.

E o fim chegou. Não foi direto nem conclusivo. O livro simplesmente acabou insinuando a felicidade de todos, mas sem tornar alguém realmente feliz. Finais assim tem uma beleza que admiro mas não aprecio. Gostaria que a autora tivesse costurado sua trama até o fim, sem deixar pontas balançando ao vento. Se eu não acho que ela só queria um pouco de imaginação vinda dos leitores? Acho. Mas não gosto disso. Acho teoricamente legal, mas na hora de ler um livro, quero ver tudo arrumadinho e no lugar. Finais assim me frustam.

Apesar disso, não poderia dar ao livro uma nota menor do que a máxima, não pareceria certo. Eu costumo dizer a mim mesma que avalio os livros pelo que eles significam pra mim, por como eles fizeram eu me sentir, e não pela aparência da obra ou qualidade da escrita (mas na verdade tanto aparência quanto a qualidade da escrita acabam influenciando o que eu sinto, e consequentemente a minha avaliação. Ou seja: esses critérios só influenciam a nota indiretamente, mas influenciam).

Li o livro em 2 dias. E já deixou saudades.

Alice.


2 comentários:

  1. Pra ser sincera, mal conhecia esse livro, e não dava nada por ele. Mas agora fiquei bem curiosa! A capa é fofa <3

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. olá!

    Acabei de ler este livro e fiquei encantada com a história: tão doce e singela, também me conquistou de primeira. A maneira como a autora constrói o enredo é ótima: li rapidinho porque a leitura é mesmo muito fluida.

    Fiz um post lá no meu blog sobre ele e saí pela blogosfera para ver o que outros blogueiros pensaram e escreveram sobre o livro. Estou impressionada em como o livro é quase uma unanimidade: a maioria está tão encantada quanto eu rs

    http://elasleram.blogspot.com.br/2014/07/vaclav-e-lena-haley-tanner.html

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)