domingo, 23 de fevereiro de 2014

Resenha: Contos de Fadas Norte Americanos

Olá humanos!
Como vão vocês?

Essa é a resenha de um livrinho nanico, não muito conhecido, que foi ganhado pela minha irmã em um evento, num saquinho cheio de outras coisas. E ele não passou disso por muito tempo, até que me dei conta de que seu autor era também o autor de O Mágico de Oz, livro que pretendo ler muito em breve. Depois dessa descoberta, vi o livro com outros olhos e fiquei muitíssimo curiosa para ler. Para saber o que eu concluí após a leitura, leia o post a seguir :)

Autor(a): L.Frank Baum
Páginas: 120
Editora: Martin Claret
Velocidade de Leitura: Lenta
Nota: 4/5
Sinopse: Contos de Fadas Norte-Americanos é uma coleção de doze deliciosos e originalíssimos contos repletos de magia e de encantamento, escritos por L. Frank Baum, o mesmo autor de uma das obras mais populares da literatura infantil, O Mágico de Oz.






Apesar da sinopse ser minúscula, ela diz muita coisa sobre esse livro. Os contos são realmente deliciosos (esse é um adjetivo perfeito para descrevê-los), possuem sempre uma ironia e um humor cômico por trás dos fatos, e a escrita de Baum é divertidíssima. Eles tem sempre uma moral, às vezes bem esclarecida, e às vezes não, quando é preciso pensar um pouco e refletir até encontrá-la.

"O que acontece quando queremos mais que podemos ter? E quando prometemos aquilo que não temos? Quando a ganância capital é nosso eixo sustentador da vida? Ou quando a tolice faz com que queiramos dominar o tempo?"

Cada conto tem sua peculiaridade, o que acontece neles nos faz refletir sobre a mentalidade humana e o que leva as pessoas a agirem de certo modo. Os personagens também são incríveis e singulares e acompanham seu pensamento mesmo muito depois de ter terminado a leitura. A habilidade de escrita de Baum me assusta, ele é brilhante.

"Muitas vezes, quando andava pelas ruas de Aberdeen, Frank era abordado por crianças que exigiam que ele contasse uma história. Essas crianças previram o seu futuro, viram a genialidade do contador de histórias que ele iria se tornar" (Linda MacGovern) 

Notem que na ficha técnica avaliei a velocidade de leitura como lenta, mas isso sempre acontece comigo quando o livro é separado em contos (ou capítulos de personagem). Eu acabo de ler um e fico meio atordoada querendo mais, é difícil seguir em frente e iniciar um novo sem um intervalo grande de horas ou até mesmo dias para aceitar o fim do último conto. Então sim, foi uma leitura demorada, apesar de ser um livro curto. Mas se você não tem problemas com livros de contos, então tenho certeza que sua leitura será mais rápida e fluída que a minha.

Na verdade o fato de ser um livro de contos também complica essa resenha, é ruim generalizar todos em um só, mas também não tenho condições de opinar em cada um dos 12 contos dessa coleção. De qualquer maneira, vou dizer pra vocês os títulos de todos eles, e depois digo os meus favoritos.

O Baú dos Ladrões
O Cachorro de Vidro
A Rainha
A Garota que Ganhou um Urso
As Letras Encantadas
O Hipopótamo Risonho
Os Bombons Mágicos
A Captura do Pai-Tempo
A Bomba Maravilhosa
O Manequim que Ganhou Vida
O Rei dos Ursos Polares
O Mandarim e a Borboleta

Os que eu mais gostei foram: A Rainha, O Hipopótamo Risonho, A Captura do Pai-Tempo, A Bomba Maravilhosa e O Rei dos Ursos Polares. Eles são maravilhosos.

Bom gente espero que tenham ficado curiosos e que leiam o mais rápido possível. Comentem suas opiniões!

Beijocas,
Alice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)