segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenha: Morte Súbita

Olá gente :)
Notem que na fichinha do livro estou adicionando a velocidade da leitura, para poupá-los disso na resenha. O blog Páginas Encantadas faz isso e eu sempre achei muito útil, mas não fazia para não copiar, mas nessa resenha tornou-se necessário, então vou usar a ideia da Natalia Leal :)
Hoje teremos resenha de um livro lindo (que eu ganhei de presente de aniversário, que foi dia 02 haha, da minha irmãzinha. Obrigada, Ceci!) de uma autora mais linda ainda: J.K. Rowling :)
Bora?!

Autor(a): J.K. Rowling
Ano: 2012
Páginas: 501
Editora: Nova Fronteira
Velocidade da leitura: Média
Nota: 5.0/5.0
Sinopse (fonte): Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? 




Assim como a maioria dos leitores de Morte Súbita, eu só me interessei pelo livro por ele ter sido escrito pela admirável autora de Harry Potter. E eu, como a maioria dos leitores de Morte Súbita, me surpreendi pela história ser totalmente o oposto de Harry Potter.

Na famosa saga criada por tia Jô, podemos notar sem dificuldades a áurea mágica (e eu não estou falando de bruxos, monstros e castelos e sim de companheirismo, atos nobres, lealdade, amizade verdadeira e eterna e coisas assim. Puras). Porém, em Morte Súbita, as pessoas são tão humanas. Tão egoístas e hipócritas. É um retrato exato da mais pura realidade.

É como olhar de cima o mundo e saber que esses acontecimentos, esses pensamentos, acontecem o tempo todo por aí, que só estão esperando para serem descobertos.

E os personagens são tão estúpidos, tão nojentos, e tão... Nós. Embora isso seja repulsivo, não tem como não se identificar pelo menos um pouquinho com um deles. Eu acho que eles são o cúmulo de cada parte de nós. Que nós somos feitos de Howards, Maureens, Shirleys, Miles', Samanthas, Adrews, Pauls, Simons, Ruths, Gaias, Kays, Gavins, Marys, Sukhvinders, Parminders, Colins, Stuarts, Tessas, Krystals, Robbies e até Terris. Cada um deles são um pedaço da realidade. Da humanidade. 

As mortes me deixaram de luto. Para vocês terem uma ideia de como é real. Eu não estou sofrendo pelos personagens, estou sofrendo por mim mesma. Por não ter conhecido os mortos, por não ter sido capaz de salvá-los ou ajudá-los. Acalmá-los, aconselhá-los, essas coisas. É como se eu os conhecesse embora eles não tenham me conhecido. Sei cada pensamento obscuro e constrangedor deles, que eles tentam esconder das pessoas ao seu redor, mas não escondem do leitor. Naquelas palavras estão escritas suas almas. Eessa impressão não me ocorreu em nenhuma outra leitura. E de seu jeitinho, me dou conta agora, J.K.Rowling escreveu mais uma história mágica. Embora sem bruxos, monstros ou castelos, Morte Súbita é ainda mais mágica do que Harry Potter. Tia Jô criou mais um tipo de magia, e meu carinho por ela só está aumentando.  


Leiam. Beijos,
Alice. 

5 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa adorei sua resenha acho que foi a melhor resenha de Morte Súbita que li até agora !!

    Meu deus mais mágico que HP ai eu gelei kkkkk , mais não me aguento mais de ansiedade quero ler esse livro logo vou comprar em breve muito breve , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie :)
      Muito, muito, muito obrigada *0* Estou lisonjeada ashaushuahsuahsu
      Aham, de certa forma é ainda mais mágico, mas é preciso certa percepção para perceber isso, então preste atenção hahaha
      Beijocas!

      Excluir
  2. Olá, você gostaria de participar de uma discussão sobre o livro Morte Súbita da J.K. Rowling na sede da Saraiva Conteúdo em São Paulo para um vídeo para o site? Quem quiser participar é só deixar recado ou me contactar por aqui ou pelo email laissadbm@gmail.com. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiiie!

    Alice quanto tempo heim! *-*

    Antes de tudo : Parabéns pela Ótima Resenha!!

    Meu Deus eu necessito ler este livro, não sei se terei a mesma percepção sua para dizer que Morte Súbita e mais magico que Harry Potter, mas vamos ver no que vai dar neh? hahaha

    Próximo livro que vou comprar =)

    De uma passadinha la no blog!
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/
    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o livro. Chega assustar de tão "real" que ele é. Parece que tá narrando a história de uma cidade vizinha ou da nossa própria cidade. E eu me surpreendi várias vezes quando os personagens faziam as coisas que eu também fazia. As vezes coisas não muito legais. haha
    Mas acho que preciso ler de novo, agora conhecendo o caráter dos personagens desde o início.


    http://meupaginometro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)