sábado, 17 de agosto de 2013

Metas de Leitura


Oi gente :)
Como vão?

Eu tenho pensado bastante ultimamente sobre metas de leitura. Eu conheço algumas pessoas que não aprovam a ideia de "meta", de ter um número pra cumprir.

Eu crio novas metas de leitura todo ano. Em 2011, minha meta era de 60 livros lidos no ano (cumprida). Em 2012, era de 80 (cumprida, também). Esse ano, minha meta é de 100 livros (li, até hoje, 67).

Mas eu não quero fazer isso a vida toda. Aumentar 20 livros lidos, ano após ano. Não que eu duvide que eu consiga, na verdade como eu aumento cada vez mais meu ritmo de leitura, vai ficando cada vez mais fácil. Mas a verdade é que os argumentos das pessoas que "são contra as metas de leitura" (parece até um movimento revolucionário, hã?), fazem muito sentido pra mim. Quer dizer, todo esse papo de "Você não deve se esforçar pra ir além do seu ritmo natural, você acaba lendo só pra atingir seu número e não acaba aproveitando tanto quando deveria" faz sentido! Eu me senti meio mal no fim do ano passado, na época do Natal, quando ainda faltavam uns 8 livros (ou mais) pra ler e eu me desesperei e li um monte na pressa. Me senti culpada.

E no fim, apesar da culpa, acho que metas me ajudam a ler coisas em não só quantidade como qualidade muito maior do que as que eu leria se não as criasse. Eu com certeza leria menos, e não leria um Clássico por Mês (que é outra meta pro meu ano), se não fossem por elas.

Na verdade não sei muito bem o que pensar sobre isso. Mas e vocês, criam e cumprem metas em geral? Ou só deixam tudo fluir naturalmente? Me contem!

Beijocas,
Alice.

3 comentários:

  1. Eu não crio metas. Claro, eu tento ler dois livros por semana por conta do blog, mas a verdade é que isso é o meu normal, então deixa de ser meta. Eu sou do tipo que é contra, mas só se você estiver forçando demais. Se a meta será algo benéfico pra você, que aumente seu ritmo natural de leitura sem fazer com que você deixe de aproveitá-la ao máximo, porque nao?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante isso de criar e cumprir metas, mas eu temo que a preocupação de não conseguir cumprí-la me faria ler os últimos de forma errada. Além disso, não costumo organizar ou planejar aspectos na minha vida, mas sou consciente de que fazê-lo é muito eficiente.
    Como a Amanda disse, pode ser benéfico e só você pode decidir isso.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Não crio metas, acho interessante quem cria e quem consegue seguir fiel até o final, porém gosto de demorar na leitura de um livro, pois sempre observo os mínimos detalhes e no fim sempre acabamos lendo um número grande de livros naturalmente a cada ano que passa...
    Mass amei o post ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)