domingo, 29 de setembro de 2013

Resenha: Um Estudo em Vermelho

Salve pessoal! Tudo certo com vocês?
Hoje tem resenha do Clássico de Setembro, segue aí:

Autor(a): Sir Arthur Conan Doyle
Páginas: 192
Editora: Rideel (a imagem é meramente ilustrativa, eu li em PDF)
Velocidade de leitura: Rápida
Nota: 5/5
Sinopse: 'Um estudo em vermelho' é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle. Muito menos do que um livro de estréia, esta história nasceu clássica, com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério que consagraria seu protagonista Sherlock Holmes como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura. 'Um estudo em vermelho' propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor atento e maravilhado com a inteligência e talento do detetive.

Como a sinopse já diz, o livro é a primeira história de Holmes, e a primeira publicação de Doyle. Mesmo sem eu saber esse foi o primeiro livro do autor que eu li, isso se não foi o primeiro clássico. Mas isso foi em 2011, se não me engano. Como eu não lembrava nada, resolvi reler. E realmente, foi como ler o livro pela primeira vez, eu não me lembrei de nenhum fato relevante.

A história começa com Dr. Watson narrando os acontecimentos. Ele acaba de voltar do Afeganistão e está hospedado em Londres, sua saúde por um fio. Por um tempo ele fica num hotel, mas acaba tendo dificuldades em pagar sua hospedagem, então decide procurar alguém com quem dividir as despesas de um aluguel. Um amigo que encontrou por acaso lhe apresenta Sr. Sherlock Holmes, um sujeito intrigante que, assim como Watson, procura alguém com quem dividir despesas.

E assim começa a história. Watson e Holmes mudam-se para seu famoso endereço na Baker Street, e quando Holmes recebe um telegrama de um membro da Scotland Yard pedindo orientação em um caso peculiar, o médico e o detetive começam a investigar.

Não preciso dizer que eu amo essa dupla, são um dos meus personagens favoritos, isso se não forem os favoritos.

Holmes é brilhante (e doido). As deduções que ele faz são incríveis, nem mesmo um membro do FBI, com toda a tecnologia de hoje em dia, está a sua altura. Tem coisas que ele diz e faz que tenho certeza que nem passariam pela minha cabeça se eu estivesse em seu lugar. E Watson, bom, é o Watson. Ele é leal, inteligente e bondoso. Tudo que um bom homem precisa ser.

Quanto a história, em si, é ótima. Mas acredito já ter lido outras (do Holmes) mais enigmáticas. Como ele próprio disse, esse caso foi simples.

Enfim, não creio ter nada a acrescentar a não ser: leiam.

Um beijão,
Alice.

P.S.: Eu li em PDF e só queria ressaltar que foi uma das melhores leituras digitais que eu já fiz. Normalmente a coisa toda é bem nojenta quando você baixa gratuitamente, mas esse arquivo estava maravilhoso. Tornou a leitura fácil e prazerosa. Então eu gostaria de agradecer a seja lá quem for o responsável! Se alguém quiser o arquivo, me manda um e-mail (alicek2011@hotmail.com) que eu enviarei com o maior prazer!

P.P.S.: Quanto aos filmes recentes, eu acho que o Robert Downey Jr. é um Holmes perfeito, o único problema dos filmes são as histórias malucas e as coisas meio "mágicas". Holmes é prático, ágil e brilhante, mas não é um deus e nem nada do tipo. Agora tchau!


3 comentários:

  1. Aaah eu amo as histórias do Sherlock, mas até hoje só li quatro, infelizmente esta não está entre elas. Parece maravilhoso, vou procurar pra baixar e espero gostar tanto quanto você!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sempre vejo esse livro, mas mesmo querendo, nunca me animei a ler. Agora, depois da sua resenha, com certeza me animei.
    já li outros do Sherlock e me apaixonei por ele. Impossível mesmo é não se apaixonar por ele e pelo Watson.
    Dos filmes eu gostei muito e achei que os atores foram bem escolhidos para os papeis.
    http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Alice, sua linda! Que saudade daqui! <3 Mas agora voltei, finalmente!
    Tenho muita muita muita vontade de ler algum livro bacana das aventuras de Sherlock Holmes! Sempre ouço muitas pessoas falando super bem e sua resenha ficou maravilhosa!
    Já mandei meu e-mail solicitando o PDF. Quero ler logo <3 Hahaha

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)