sexta-feira, 1 de março de 2013

Resenha: Sonho de uma Noite de Verão

Oi gente :3
Como vão?
Hoje teremos resenha de um livro muito chique de um escritor muito chique: Sonho de uma noite de verão do tio xeiquispire :)

Autor(a): William Shakespeare
Ano (escrito originalmente por volta de 1600, mas essa impressão é do ano de): 2012
Páginas: 122
Editora: LPM
Velocidade de leitura: Rápida
Nota: 4.0/5.0
Sinopse: Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.
Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.

Ao contrário do que eu imaginava, foi uma leitura super rápida e fácil, o que é raro quando eu leio clássicos (com exceção de Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle, que eu leio com muita facilidade). Como poucos sabem, eu amo ler livros antigos, eu adoro ver a formalidade nas falas e pensamentos, e sim, obviamente Shakespeare tem muito disso, mas eu me surpreendi com a grosseria de alguns personagens e com os "xingamentos" que permanecem no vocabulário dos mal-educados até hoje rsrs.

Os personagens são todos muito diferentes, e um pouco irritantes também rsrsrs! E meu bom Deus, Shakespeare 'tava meio maluco quando criou a história x') Temos fadas e duendes com cada nome! E a "receita" do amor! Tudo muito pirado, me surpreendeu bastante, não esperava isso do Shakespeare, mas de jeito nenhum achei ruim, afinal de contas somos todos pirados, né? haha. Adorei finalmente provar um pouquinho desse escritor tão famoso. 

Esse foi meu clássico do mês de fevereiro (li ontem), e acho que foi uma boa escolha. Recomendo muito, muito mesmo. Só não leva nota máxima porque eu estou tentando ser honesta comigo mesma, e eu confesso que esse não chega perto de ser um de meus livros favoritos, mas opinião cada um tem a sua, né? 

Enfim, é isso.
Um beijo,
Alice.

4 comentários:

  1. Oi, Alice lindaaa!
    Que legal o livro que você escolheu, nunca li nada de Shakespeare, e, como você, também penso que será uma leitura difícil.
    A história parece ser um pouco maluca, como você mesmo disse...
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    Gabi.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor *-*
      Hahaha, nós temos mesmo essa impressão, né? Mas relaxa, é super fácil de ler, vale a pena.
      E sim, a história é maluca '-' ahsuhaus
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  2. Gosto muito de Shakespeare, apesar de achar a leitura meio complicada.
    Adorei seu blog. Seguindo!

    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este é um classico que sempre tive curiosidade de ler! Tenho que dar um jeito de encaixar na minha listinha de leituras!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)