quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Na Cozinha: Torta de Limão

Olá leitores!

Quem é meu amigo no Facebook deve ter percebido que eu ando numa onda de cozinhar, já fiz uma torta de futas vermelhas e uma de limão cujas fotos foram postadas por lá (além dessas, lá retratadas, eu e minha irmã também preparamos uma berinjela recheada), onde nunca antes eu tinha postado algo do gênero.

Com o início dessa vibe, acabei me deparando sem querer com um blog de culinária lindão, que me deu muitas inspirações (aqui). Estou aqui hoje pra postar a receita da bendita torta de limão, e vou tentar fazer parecido com os posts do Cupcakeando, mas claro, as fotos de lá são profissionais, enquanto as minha eu tirei enquanto os meus pais diziam pra eu ir logo porque eles estavam com fome, rsrsrs.

Lembrando que a receita é uma adaptação de duas das receitas da chef inglesa, Nigella Lawson.


Ingredientes:
  • 100g manteiga
  • 2 pacotes de bolacha de maizena
  • 4 limões
  • 300 ml de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
-Massa
Bata as bolachas de Maizena no liquidificador até ficarem parecendo uma farinha bem fina (faça isso aos poucos, coloque primeiro metade de um pacote, e já vá quebrando os biscoitos antes de colocar no liquidificador, caso contrário fica difícil de moer completamente). 
Quando as bolachas estiverem totalmente moídas você as coloca num recipiente com 100g de manteiga em temperatura ambiente (é bom deixar fora da geladeira por um tempo antes de começar a fazer a torta) e misture bem até toda a bolacha ficar engordurada e homogênea (sem nenhuma bolota de manteiga, no caso). 
Vá moldando tudo com os dedos em uma forma de aro removível até você ter um bercinho de manteiga e bolacha (as bordas tem que estar o mais retinhas e altas possíveis, para uma aparência melhor). 
Em seguida você deixa a forma no congelador por 15 minutos.
-Recheio
Antes de mais nada, você rala a casca dos 4 limões (deixando as raspinhas bem finas, de preferência) e as deixa de lado por enquanto. 
Dos limões peladões que sobraram você tira o suco, mas não demore muito pra não amargar. Quando terminar junte ele e o leite condensado em um recipiente e misture bem (e rápido, novamente pra não amargar). 
Em seguida você adiciona o creme de leite e bate na batedeira até ele ter a consistência homogênea e firma de um mousse. Ele não pode ficar líquido, caso você erga uma colher com um pouco do resultado (sempre em cima do recipiente, claro) e a incline e o recheio pingue rapidamente, não está bom. Caso isso aconteça, adicione uma colher de chá de gelatina sem sabor com não mais do que um gole de água fervente no recheio e misture bem. 
De uma maneira ou de outra, após o recheio adquirir a consistência ideal, despeje-o na massa já gelada e leve a torta até a geladeira. Deixe-a gelar durante no mínimo 4 horas, o ideal é que gele de um dia para o outro.
Na hora de servir, despeje as raspas da casca dos 4 limões em cima da torta, para decoração, e finalmente, tire o aro removível.


É isso gente. É uma receita bem simples, mas o resultado foi aprovado por mim. Caso vocês resolvam preparar essa tortinha, comentem aqui o como ficou, se deu certo, se deu errado, etc.

Espero que vocês tenham ficado com fome gostado! 

Um beijo,
Alice.

P.S.: Vocês querem que eu poste outras receitas? Comentem o que vocês acham!

Um comentário:

  1. Hey! o/

    Foi uma ótima ideia postar a receita, é muuuito boa :9
    Testei aqui e ficou igualzinha sua foto, a única dificuldade foi a incerteza da integridade da massa. Eu duvidei que aquilo ia funcionar, e parece que vai desmoronar a qualquer momento, mas funciona ehauheauheua.

    Quero mais receitas, aí fico com menos vergonha de pedir pelo face. :P

    Até mais!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)