domingo, 27 de janeiro de 2013

Resenha: O lado bom da vida

Olá leitores lindos!
Eu disse a vocês que iria tentar postar outras coisas além de resenhas, mas é claro que eu tenho que ser do contra e postar mais uma resenha :) Ainda mais de um livro tão bom. Vamos?

Autor (a): Matthew Quick
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 254
Editora: Intrínseca
Nota: 4.8/5.0
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".


Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
Tudo bem, confesso que se não fosse fã da Jennifer Lawrence (atriz que estrelará no elenco do filme O lado bom da vida, conhecida por representar Katniss em Jogos Vorazes) nunca me interessaria muito por esse livro a ponto de comprá-lo por impulso. Mas tenho que lembrar-me de agradecer a ela por isso quanto eu a conhecer (estou muito otimista), porque o livro é muito, muito bom.
A narrativa é bem cativante (tanto que li o livro em apenas algumas horas). Pat é tão perturbado, confuso e ainda assim tão otimista que é realmente difícil largar o livro antes de descobrir se ele realmente se estabilizará mentalmente. Mas o fato dele ser tão confuso cansa um pouco (principalmente a parte de sua obsessão pela misteriosa esposa, Nikki), mas não de forma devastadora a ponto de fazer o leitor parar de ler ou criticar demais o livro.
A loucura de Pat é tão estranha que chega a ser completamente engraçada, dei boas gargalhadas durante a leitura. E, pra completar, não é só nosso amado protagonista que é um pouco maluco, ele está cercado por loucos! Seu pai, Tiffany, e até mesmo Cliff tem suas maluquices.
Pat cita vários livros que ele leu, o que me lembrou muito As vantagens de ser invisível, e não só nesse aspecto, embora haja uma grande diferença de idade entre Charlie e Pat, eles são muito parecidos. Ambos choram muito, ambos amam mulheres que não podem ter, e ambas as narrativas são doces, leves e mágicas, mas ao mesmo tempo fortes, loucas e deprimentes. E com ambos senti uma grande afinidade e simpatia. Realmente me identifiquei com eles.
Durante a história, Tiffany e Pat participam de uma apresentação de dança e não posso evitar dizer que isso realmente me agradou, porque eu adoro dançar, embora faça pouco mais de um ano que eu não frequente aulas.
Uma coisa que me chamou atenção de uma forma muito irônica, foi que durante a história, Pat costumava não gostar de livros que tivessem um final um tanto vago, mas o final de O lado bom da vida é exatamente isso: vago. 
A frase final dá a entender de que os personagens terão sim um final feliz, mas não ter certeza disso me deixou um pouco contrariada assim como Pat ficou tantas e tantas vezes com os livros que ele próprio lia. 
Para terminar, quero dizer a vocês que lamento muito não falar muito de Tiffany, que é juntamente com o Pat meu personagem favorito, mas é absolutamente complicado falar de uma forma decente dela sem dar spoilers, que resolvi nem falar. Além disso, não sou a única, na orelha e no verso do livro ela é tampouco mencionada, o que me deixou meio triste, embora não saiba dizer porque (estou me parecendo muito com Charlie e Pat o.o).
Por último, queria me desculpar por misturar As vantagens de ser invisível com a resenha de outro livro, mas a comparação foi inevitável. Pra quem não leu nenhuma das obras quero esclarecer que Charlie não é personagem de O lado bom da vida, ok?
Obrigada a quem leu até aqui.
Com amor,
Alice.



4 comentários:

  1. Gostei da resenha, quero muito ler esse livro.
    Eu indiquei esse blog para receber um selinho.
    http://refugiodarealidade.blogspot.com.br/2013/01/versatile-blogger.html

    ResponderExcluir
  2. Ai tenho que confessar... Estou curiosa tbm de ler o livro por causa da Jenny rs
    Ah, e foi só eu que achei a Jenny muito mais bonita que o normal na capa do livro? Ela está liiinda *-*
    Deve ser um livro super legal de ler, e no fim aposto que a gente sai se sentindo mais otimista sobre a vida né
    Assim que puder quero ler, beijos!
    Skoob
    Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha :)
      Eu discordo, pra mim, a Jenn é linda de todo jeito!
      O livro é ótimo, e você está certa, nos sentimos bem otimistas.
      Estou seguindo seu blog, adorei :)
      Beijos!

      Excluir

Obrigado por comentar, sua opinião é sempre bem vinda :)